A principal causa dessa expectativa são as negociações que ocorreram e expandem o acesso ao mercado financeiro.
A Nubank, maior fintech brasileira, comprou a Easynvest, uma das líderes de investimentos em plataformas digitais. Sendo assim, são dois gigantes que estão juntos agora. A expectativa é que os serviços, que já eram bem reconhecidos, aumentem ainda mais de patamar, e, consequentemente, mais brasileiros utilizem estes serviços.
O crescimento de brasileiros na bolsa de valores já é uma realidade. Assim como o desenvolvimento de novos produtos e investimentos chegando ao cenário financeiro brasileiro. Já leu nossa matéria sobre como investir a partir de R$ 300 reais em gigantes da tecnologia como Google, Amazon, Microsoft?
Estima-se que nos próximos cinco anos, chegarão a 10 milhões o número de investidores (pessoa física).
Ou seja, o conhecimento do mercado financeiro, dos tipos de investimentos, cada dia mais é necessário e abre novas portas para novos tipos de renda. Leia nossa matéria sobre Os tipos de Investimentos – Renda Fixa e Variável
As duas fintechs, assim como de modo geral as novas empresas de finanças têm-se portado, possuem o desejo de facilitar e incentivar o lado investidor em cada brasileiro, como uma opção de aumentar seus recursos e sua atividade no mercado financeiro e utilizam a comunicação de forma moderna e simples, menos burocrática, para atraí-los e ajuda-los.
A Easynvest possui 1,5 milhões de clientes. O crescimento aconteceu, principalmente, por focar em pessoas que queriam começar a investir com pouco. Investimentos a partir de R$ 30 reais, investimento no Tesouro Direto, entre outros. Além disso, facilitou muito seus processos, tornando o ato de investir uma coisa mais fácil e simples, com menos assessoria e consultoria.
- O crescimento na Bolsa de Valores é a grande aposta da empresa, em Agosto de 2020, o número de pessoas ativas na bolsa foi de 2,95 milhões.
Uma nova alternativa que tem ganhado muito popularidade no cenário de investimento são os ETFs, são baratos e fáceis. Entenda o que é.
A aquisição da Easynvest pela Nubank corrobora num elemento em comum para a expansão de brasileiros investidores: A tecnologia – que facilita e motiva a abertura de contas e uso de plataformas.
As duas empresas tem o foco de seus serviços agora em três grupos:
- Cliente que gosta de investir com autonomia;
- Cliente com recursos, mas que nunca teve contato com investimentos;
- Cliente desbancarizado, que não utiliza contas ou plataformas digitais.
Integração das empresas e marcas
Ainda não há uma previsão para a integração das plataformas. Por enquanto, as empresas aguardam a regulação da aquisição ser aprovada.
Como ficará minha conta do Nubank? Como ficará meu investimento na Easynvest?
As duas empresas continuarão, por hora, separadamente. Ou seja, não mudará nada. Após a aprovação dos órgãos reguladores, pode haver mudanças operacionais.