Blockchain – O que é e como funciona?

Blockchain – O que é e como funciona?

Blockchain é um sistema de segurança. Seu surgimento está atrelado às criptomoedas, e por conta de seus sistemas complexos e até revolucionários de segurança, é tão famoso quanto às moedas digitais que o fizeram existir.

O sistema de segurança Blockchain possibilita o rastreamento, o envio e recebimento de forma extremamente segura e inovadora – São pedaços de códigos que carregam informações conectadas.

Por que se fala tanto em Blockchain?

Ao pensar-se na criação do bitcoin e das moedas digitais – criptomoedas – era necessário um sistema de transação de informações que fosse seguro e inovador, assim como as moedas.

Assim foi pensada a criação do Blockchain, para que o bitcoin pudesse existir.

Mas logo foi percebido a extrema e sólida capacidade de segurança do sistema Blockchain, sendo assim, começou a ser utilizado em outras criptomoedas – Litecoin, Ether, etc.

Após o êxito com as outras moedas, passou a ser pensado e testado em outros serviços e aplicações.

Ou seja, a mídia, grandes empresas, cientistas da computação, órgãos, todos que estão antenados às inovações do mundo, falam sobre o Blockchain, pois, principalmente agora, ele mostrou ser um sistema universal e não limitado ao campo das criptomoedas. Pode ser usado em contratos, troca de ações, comercialização de produtos, rastreamento de votos. Em muitas áreas têm se pensado o serviço de Blockchain.

Como funciona o Blockchain?

  • Por meio da computação em nuvem – cloud computing 
  • São gerados os blocos com hash – Código com letras e números que retratam os dados enviados no bloco (Para aumentar a segurança, cada bloco carrega o seu código e o código do bloco anterior).
  • Todos os envios, depois de validados são registrados no ledger – um lugar onde todos os envios são gravados e qualquer pessoa pode acessar.
  • A ligação de um bloco no outro e cálculo de cada hash é feito pelas mineradoras, até formar a Blockchain e decodificar a mensagem final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *