Educação financeira: o que é, importância e estratégias.

Educação financeira: o que é, importância e estratégias.

À medida que a sociedade avança, e assim suas empresas, seus produtos e suas publicidades, os gastos tendem a avançar também. Em contra partida, se tudo avança, menos as suas estratégias e hábitos para administrar o dinheiro, em algum momento haverá um conflito entre o que você ganha e o que você gasta.

Tendo esse cenário (quase inevitável) em vista, é que ganha popularidade o termo ‘’Educação financeira’’.

A partir de pesquisas, notam-se os problemas dos brasileiros com a administração e a educação financeira. E em avaliações, o Brasil fica entre os últimos em pontuação neste tema. Entretanto, a produção e recepção de vídeos, planilhas, apps, relacionados à educação financeira vêm aumentando.

O que significa que, diante deste cenário, aqueles que começarem a entender e melhorar suas estratégias e hábitos estará um passo a frente de boa parte da sociedade em relação às economias.

O que é educação financeira?

A educação financeira é composta de elementos, que bem apreendidos e administrados, irão gerar o ser educado financeiramente.

O que é ser educado financeiramente?

  • Tomar decisões conscientes e saudáveis
  • Poder planejar seu futuro e alcançar a independência financeira
  • Evitar dívidas e juros
  • Administra seu dinheiro (gastos e ganhos)

Como dito acima, a educação financeira é composta de elementos.

Veja os elementos básicos:

Estes elementos são os iniciais. Outras questões (e soluções) podem ser encontradas aqui: Educação financeira

Recursos e estratégias para administração do dinheiro.

É preciso ter, em plataformas próximas, recursos que viabilizem a administração do dinheiro. E isto aconteceu! De forma que facilita o controle, a adaptação e a enxergar realmente, onde está acertando ou errando na educação financeira.

Dentre esses recursos, duas ótimas opções são as:

  • Planilhas de Educação Financeira
  • Apps de educação financeira

Vamos começar pelas planilhas, que tem o caráter responsável, ou seja, é você quem preenche, administra, e, no fim, quem enxerga os acertos e erros, podendo evitá-los no próximo mês.

Planilha – Relatório mensal das receitas

Mora acompanhado? Essa planilha é para casais, amigos, familiares, que além de calcular os gastos e despesas, podem ver a compatibilidade financeira.

Os aplicativos são mais intuitivos, mais visuais, podem notificar e entre outras ações. Isto ajuda o controle e a educação financeira para aqueles que gostam de coisas mais práticas e funcionais.

Aplicativo Guia Bolso. Têm mais de 78 mil downloads e conta com diversas integrações que facilitam para o usuário! E além de tudo, é gratuito.

Organizze – Controle de gastos e despesas mensais – Totalmente personalizável. Além da versão gratuita há a versão paga.

Mobills – Controle Financeiro e Finanças Pessoais – Além das despesas convencionais, há gráficos dinâmicos e interativos, até sobre cartão de crédito. Além da versão gratuita há a versão paga.

A partir destes recursos e informações, já existe uma boa base para compreensão e aplicação da educação financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *