Durante a contratação e pagamento de um empréstimo muita coisa pode acontecer. Dentre elas, o aumento de renda e a possibilidade de quitar as parcelas do crédito antes do fim.
Se surgiu essa dúvida e você pretende se informar mais sobre os processos, os cálculos tanto de desconto quanto da taxa, os valores, as formas de pagamento, as leis, como se organizar para pagar e as vantagens de quitar antecipadamente o empréstimo, vamos explicar.
Tipos de quitações antecipadas
É possível quitar de forma parcial ou total. As formas de adiantamento, que seriam o pagamento parcial, variam em cada instituição. O tipo de quitação total é mais comum.
Por exemplo, num empréstimo de 12x quitar a 10º parcela, a 11º e a 12º.
Tipos de pagamentos da quitação antecipada
Varia de banco para banco, mas, de modo geral, tende a ser via boleto bancário ou débito em conta (data escolhida pelo cliente).
Cálculo do valor de quitação antecipada
Anote os dados importantes que são requeridos para o cálculo de quitação antecipada
- Quantidade de parcelas até o final do contrato
- Valor de cada parcela
- Data de pagamento/vencimento da parcela
- Provável data do fim do contrato.
- Data de assinatura do contrato
- Taxa de Juros Mensal
- Taxa média Selic (da data de contratação)
- Taxa média Selic (na data de quitação)
Calculadora de quitação de antecipada de crédito consignado
O resultado obtido pela calculadora tem valor informativo e deve ser analisado tanto pelo consumidor quanto pelo fornecedor, pois, havendo peculiaridades do sistema e a margem da negociação da instituição financeira pode acarretar em situações mais vantajosas ao consumidor, que estão além da calculadora.
Vantagens da quitação antecipada do crédito consignado
- Liberação da margem
- Evitar pagamento de juros (abatimento de juros)
- Aumento de Score para análises de serviços financeiros
Maneiras de quitar o empréstimo de forma antecipada
- 13º Salário
- Férias
- Restituição do Imposto de Renda
- Renda extra
Atenção às leis
Frente às possíveis (e algumas vezes necessárias) burocracias dos bancos, saber seus direitos e a quem reclamar é um fator importante. Portanto, tendo em vista o assunto de quitação antecipada de empréstimo, estão aqui leis que podem te orientar durante a negociação.
Artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor
“§ 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.”
A cobrança de tarifas para a quitação antecipada de contratos assinados a partir de 10/12/2007 é proibida. Denuncie caso não se encaixe nesse recorte.
Desde 2007 a cobrança de tarifas para quitação antecipada do crédito, total ou parcial, em todas as suas formas e meios de pagamento é proibida.
Em ambos os casos, caso haja resposta negativa do banco ou cobrança de tarifa indevida, acionar o PROCON e registre o ocorrido.