À medida que a sociedade avança, e assim suas empresas, seus produtos e suas publicidades, os gastos tendem a avançar também. Em contra partida, se tudo avança, menos as suas estratégias e hábitos para administrar o dinheiro, em algum momento haverá um conflito entre o que você ganha e o que você gasta.
Tendo esse cenário (quase inevitável) em vista, é que ganha popularidade o termo ‘’Educação financeira’’.
A partir de pesquisas, notam-se os problemas dos brasileiros com a administração e a educação financeira. E em avaliações, o Brasil fica entre os últimos em pontuação neste tema. Entretanto, a produção e recepção de vídeos, planilhas, apps, relacionados à educação financeira vêm aumentando.
O que significa que, diante deste cenário, aqueles que começarem a entender e melhorar suas estratégias e hábitos estará um passo a frente de boa parte da sociedade em relação às economias.
O que é educação financeira?
A educação financeira é composta de elementos, que bem apreendidos e administrados, irão gerar o ser educado financeiramente.
O que é ser educado financeiramente?
- Tomar decisões conscientes e saudáveis
- Poder planejar seu futuro e alcançar a independência financeira
- Evitar dívidas e juros
- Administra seu dinheiro (gastos e ganhos)
Como dito acima, a educação financeira é composta de elementos.
Veja os elementos básicos:
- Juros
- Crédito
- Inflação
- Investimentos
- Imposto de Renda
- Despesa e receita
- Cartão de crédito
- Dívida
- Independência financeira
Estes elementos são os iniciais. Outras questões (e soluções) podem ser encontradas aqui: Educação financeira
Recursos e estratégias para administração do dinheiro.
É preciso ter, em plataformas próximas, recursos que viabilizem a administração do dinheiro. E isto aconteceu! De forma que facilita o controle, a adaptação e a enxergar realmente, onde está acertando ou errando na educação financeira.
Dentre esses recursos, duas ótimas opções são as:
- Planilhas de Educação Financeira
- Apps de educação financeira
Vamos começar pelas planilhas, que tem o caráter responsável, ou seja, é você quem preenche, administra, e, no fim, quem enxerga os acertos e erros, podendo evitá-los no próximo mês.
Planilha – Relatório mensal das receitas
Mora acompanhado? Essa planilha é para casais, amigos, familiares, que além de calcular os gastos e despesas, podem ver a compatibilidade financeira.
Os aplicativos são mais intuitivos, mais visuais, podem notificar e entre outras ações. Isto ajuda o controle e a educação financeira para aqueles que gostam de coisas mais práticas e funcionais.
Aplicativo Guia Bolso. Têm mais de 78 mil downloads e conta com diversas integrações que facilitam para o usuário! E além de tudo, é gratuito.
Organizze – Controle de gastos e despesas mensais – Totalmente personalizável. Além da versão gratuita há a versão paga.
Mobills – Controle Financeiro e Finanças Pessoais – Além das despesas convencionais, há gráficos dinâmicos e interativos, até sobre cartão de crédito. Além da versão gratuita há a versão paga.
A partir destes recursos e informações, já existe uma boa base para compreensão e aplicação da educação financeira.