Desconto no benefício de aposentados e pensionistas (SPPREV) aprovado!

Desconto no benefício de aposentados e pensionistas (SPPREV) aprovado!

Medida está alinhada à reforma da Previdência para cobrir déficit. A decisão foi tomada em votação do Supremo Tribunal Federal (Decreto nº 65.021/2020), que derrubou uma liminar que impedia o aumento na alíquota (porcentagem para cálculo de valor de imposto) da Previdência.

Para quem se aplica o desconto?

  • Público do SPPREV
  • Servidores públicos inativos do Estado de São Paulo;
  • Pensionistas do Estado de São Paulo.

Quando começará a valer o desconto?

  • A partir do dia 18 de Setembro de 2020.
  • O desconto no benefício será aplicado proporcionalmente na folha de Setembro, com pagamento no 5º dia útil de Outubro.
  • O SPPREV publicou, em nota, as datas citadas acima. Confira aqui.

Qual o valor do desconto do benefício?

Foi estabelecido na votação que será aplicado um desconto proporcional para inativos e pensionistas de acordo com a faixa salarial, ou seja, de acordo com a faixa salarial haverá uma porcentagem de desconto do imposto, que vão de 11% a 16% do benefício. Conforme consta em nossa imagem.

A medida não foi bem aceita entre os aposentados e pensionistas e seus representantes, que consideraram a medida preocupante. ‘’Já que tira parte do benefício daqueles que não tinham que contribuir com a Previdência estadual’’, presidente da AFPesp (Associação dos Funcionários Públicos de São Paulo).

A grande decepção dos órgãos representantes e seu público são de que 85% dos aposentados e pensionistas pelo estado eram isentos de tal imposto, mas que agora terá de contribuir com 14%.

Crédito Seguro Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *